quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Bordéis viram tema de livro

por Mariana Almofrey Nogueira

_Neste mês de outubro, o designer e jornalista fotográfico alemão Patric Fouad lançou o livro “Frauenzimmer” – termo que pode significar tanto “quarto de mulher” quanto "mulheres de baixo calão".

_Para recrutar fotografias de quartos de prostitutas, o autor passou meses registrando interiores de bordéis por toda a Alemanha. O tempo que dedicou à pesquisa dos ambientes levou Fouad a definir sua obra como “uma mistura de livro de arquitetura e documentação sociológica”.

_Na Alemanha a prostituição é legalizada como profissão desde 2001. Isto facilitou a viabilização do projeto, uma vez que lá as prostitutas são reconhecidas como profissionais e podem ser empregadas regularmente.


_A editora alemã que publicou o livro esclarece ao site da BBC Brasil que ele “não se trata de um guia de bordéis nem de propaganda para o setor”. O objetivo da publicação é mostrar um dos lugares considerados mais íntimos, secretos e estereotipados da sociedade.


_Ao ver algumas das fotografias que tomam as 120 páginas do livro, nota-se que a maioria das profissionais do sexo alemãs capricham no visual de suas suítes. Estas têm uma enorme variedade de decorações. O acervo vai dos quartos mais simples – com apenas uma cama – aos luxuosos, do estilo clássico ao "clean” – passando pelas temáticas árabes e indígenas.

_O livro custa 48 dólares e pode ser adquirido no site Amazon.

_Antes de pensar: “É cada coisa que vira livro”, confesse que ficou curioso para ver as fotos.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Prova dos Nove

XV Campanha de Doação Voluntária de Sangue - UEFS
por Livia Montenegro




No início do próximo mês a Universidade Estadual de Feira de Santana iniciará a XV Campanha de Doação Voluntária de Sangue, com o tema: Doar sangue, um gesto de amor e solidariedade. O programa de doação voluntária de sangue foi implantado em 1994, com o intuito de substituir o “trote universitário”, exercitando assim atos de solidariedade e cidadania dos alunos. O programa é aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEFS.

- Dias 05 e 06 de novembro, das 08h às 12h e das 14h às 17h, no Laboratório de Enfermagem ( MP – 62, módulo 6 do campus), com a participação da equipe do Banco de Sangue do Hospital Geral Clériston Andrade.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Caco Barcellos no Diálogos Universitários

No último dia 22, no salão nobre da reitoria da UFBA ocorreu mais uma sessão do evento Diálogos Universitários. O palestrante foi o jornalista da rede Globo de televisão, correspondente de guerra e repórter investigativo Caco Barcellos. Ele é também autor de sucessos como Rota 66, livro-reportagem, e Abusado, romance sobre o tráfico. Além das obras de sucesso Barcellos também escreveu Nicarágua: revolução das crianças, livro que trata do movimento Sandinista. Compareceram, como convidadas, Malu Fontes e Heloísa Gerbasi, ambas professoras da Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal da Bahia.
Barcellos destacou inicialmente a violência armada no Brasil, assunto sobre o qual fala com propriedade – vide o livro Rota 66. Em seguida falou sobre o caso Eloá e lembrou a morte da menina Isabela, mas centrou sua exposição em demonstrar, através de sua experiência jornalística, quem é o matador brasileiro. No Brasil, o crime e a violência urbana matam segundo a organização Human Rights Watch cerca de 50 mil pessoas por ano. Esses números são comparáveis à quantidade de vítimas, civis e militares, de ambos os lados do combate, da Guerra do Iraque.
Devido a tanta violência, o Brasil ocupa a posição de quarto país mais violento do mundo, segundo afirmou o jornalista. E o principal assassino não é o bandido de rua, como se pensa ingenuamente, mas sim a própria polícia. “No Brasil o Estado é um grande criador de violência”, disse Barcellos. Ele relatou sua experiência de sete anos de investigação dos crimes da corporação da ROTA de São Paulo (uma espécie de pai do BOPE, segundo o mesmo). Durante esses anos de investigação o jornalista conseguiu, com a ajuda de um engraxate catalogar quatro mil e duzentos nomes das cerca de 12 mil vítimas da Rota desde sua fundação em 1970. Como os documentos eram quase sempre queimados pelos policiais, a ajuda do engraxate foi imprescindível. O rapaz chamado Sidney costumava ficar de plantão no Instituto Médico Legal de São Paulo. Quando as famílias chegavam para reconhecer os corpos dos rapazes assassinados, especialmente aqueles com concentração de tiros no peito e nuca, Sidney colhia com os parentes as informações que podia a respeito dos mortos. Das quatro mil vítimas identificadas, somente 1500 eram realmente bandidos. Só que desses mil e quinhentos apenas 1% já havia matado alguém, revelou Barcellos. Ou seja, praticamente todos os nomes listados pelo jornalista investigativo eram de pessoas inocentes, de usuários ou traficantes de drogas e não de bandidos assassinos. “Era costume da polícia assassinar quem estava com um cigarro de maconha” observou.
O aspecto mais incômodo e revelador desses altíssimos índices de violência é que a população, em grande parte, aprova as torturas do BOPE, “considera o capitão Nascimento como herói” ou simplesmente assume uma postura passiva que o palestrante considera também como uma atitude política.
O jornalista criticou a imprensa, da qual ele mesmo faz parte, dizendo: “A imprensa nem sequer divulga o nome das pessoas que são mortas pela polícia no Rio de Janeiro. Desafio vocês a listar o nome de uma vítima. A gente só dá o nome quando se mata por engano um bacana da classe média. Aí a imprensa grita que os bacanas não podem morrer”.
A segunda parte do evento que seria destinada às perguntas e que faz jus ao nome “Diálogos Universitários” foi bastante prejudicada pelo atraso inicial do jornalista (que atrasou mais de uma hora devido a problemas com o vôo). Infelizmente praticamente metade do auditório não pôde ficar até o final, pois grande parte dos ônibus urbanos só circula até as dez e meia da noite.
Após o término da palestra saiu de cena Caco Barcellos e entrou o jornalista celebridade. Num dos raros momentos em que não estava com um sorriso esculpido no rosto cheio de olheiras tirando fotos com os fãs, foi indagado sobre a legalização das drogas, como a maconha e mostrou-se cauteloso. Respondeu não ter uma opinião consolidada sobre a legalização. Foi tão prudente, que se pode dizer que estava “em cima do muro”. Disse ser preciso estudar muito para se posicionar sobre certas coisas. No entanto, aos poucos foi se revelando favorável à causa. Adiantou que é a favor, antes de tudo, da liberdade de escolha. “Se você comparar o prejuízo de um cigarro de maconha ou de uma garrafa de cachaça para um chefe de família pode concluir que a garrafa é sem dúvida muito prejudicial”, afirmou Barcellos. Perguntei a ele se sua posição era simpática, porém cautelosa, no que ele voltou atrás e respondeu que não era simpático, reafirmando a necessidade de estudar muito e pesquisar ante de emitir uma opinião.

Cabe observar que o evento foi produzido pela Souza Cruz, líder absoluta do mercado brasileiro de cigarros. Simoni Veltri, gerente de responsabilidade social da empresa, ao ser inquirida sobre a culpabilidade da Souza Cruz nas mortes ligadas ao tabagismo, disse que a empresa apóia sobretudo a liberdade de escolha de adultos conscientes. No entanto, ela parece não ter se dado conta de que grande parte dos universitários é formada por jovens adolescentes, muitos com idade situada entre 16 e 18 anos.


Julien Karl




domingo, 26 de outubro de 2008

Circo Urbano

Trabalho de Quem?
Por Gabriela Vasconcellos

"Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca
Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza (...)".

Gentileza - Marisa Monte



(Clique nas imagens para ampliar)
_As eleições terminam hoje, o segundo turno definiu o prefeito, da cidade de Salvador, por mais quatro anos: João Henrique. Se as toneladas de santinhos, folhetos, entre outros, são removidas pelos garis, quem se encarrega de retirar das ruas as placas, adesivos e os seus símbolos, neste caso: estrelas e corações, dos muros da nossa cidade?

_Não é difícil de responder: os candidatos aos cargos de Governador, Senador, Deputado e Presidente, em dois anos nas próximas eleições. E assim por diante, a cada dois anos, os novos candidados utilizaram os muros para exibir seus números. E isso se repete a cada eleição, porque ninguém obriga os candidatos a apagarem dos muros suas "obras de arte"? Ou melhor, a não utilizar os muros da cidade como cabos eleitorais?



_Já vi protesto de grafiteiros, reclamando que os candidatos estavam invadindo o "seu espaço", impossibilitando-os de expor sua arte, mas nunca nenhum questionamento acerca do tema, por isso, ai fica a pergunta: de quem é esse trabalho?

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Meio e Mensagem

Parada para Lésbicas
Por Luis Fernando Lisboa

_Desde o mês passado, o público homossexual e bissexual feminino tem mais uma ferramenta de entretenimento e informação na internet. O site "Parada Lésbica" criado pela publicitária e web designer Del., de 28 anos, traz notícias, artigos exclusivos e uma seção específica sobre temas que envolvem a mídia LGBT. A criadora do portal destaca que sentiu a necessidade de produzi-lo, por conta da escassez de sites dedicados às lésbicas e bissexuais.

_“Buscando informações, procurando por sites lésbicos, achei poucos em português, a grande maioria são blogs ou portais GLS em geral, geralmente voltados mais aos gays... Portais de assuntos gerais dá pra citar uns dois no máximo de relevância.”, disse Del. ao site que também possui conteúdo lésbico: Dykerama (clique aqui e acesse o Dykerama).

_O novo portal busca a interação com as internautas, uma relação entre aquelas que escrevem e aquelas que lêem. Um exemplo disso é a coluna chamada: “Sapas no Divã”, onde as internautas podem pedir ajuda sobre dilemas sentimentais para a equipe do site. Os textos do site são atualizados diariamente, e as leitoras também podem contribuir. Sobre isso a idealizadora do site, Del., disse ao site Dykerama que pretende dar espaço a talentos espalhados pela “rede” e está positivamente surpresa com a qualidade da produção textual que o "Parada Lésbica" tem recebido.

_ Com uma equipe formada apenas por mulheres, o site possui inovações como uma seção para downloads de filmes, seriados e mp3, e uma seção chamada “Litararium” onde são publicadas poesias e contos eróticos. O portal “Parada Lésbica” também traz um “Orkut lésbico”, chamado “Leskut”, onde são postadas fotos, músicas e podem ser criados grupos e comunidades. “O Parada Lésbica quer agradar gregas e troianas”, destaca Del.

Clique e acesse o site "Parada Lésbica"

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Passepartout

SBahia realiza seu primeiro Festival Internacional de Artes Cênicas
por Paloma Ayres.

Iniciativa inédita no Norte e Nordeste, o 1º Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC) contemplará as cidades de Salvador, Camaçari e Feira de Santana entre os dias 24 e 31 deste mês. Realizado com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, por meio do Fundo de Cultura da Bahia, o FIAC tem como objetivo proporcionar ao público uma produção das artes cênicas contemporâneas de grande destaque no cenário brasileiro e internacional, bem como o estímulo à reflexão crítica acerca do fazer teatral e de acordo com as diretrizes de democratização e descentralização cultural. Além disso, a Bahia, com esse evento, se insere no circuito das artes cênicas internacionais, uma vez que busca traçar um panorama da diversidade de propostas que marcam a cena contemporânea.

Programação

Disposta na íntegra no site do FIAC, a programação conta com um total de 23 montagens de teatro e dança de sete países, com ingressos a preços populares, que acontecerão em diversos espaços cênicos das cidades-sede, além de workshops, palestras, debates, lançamentos, exposições, mostras de vídeo e shows musicais.

Dentre os destaques, o evento contará com a participação do diretor inglês de teatro Peter Brook, o ator e dramaturgo africano Dieudonné Niangouna, a Cia. dos Atores, de São Paulo, e o grupo catarinense Cena 11. Entre as atrações baianas, estão os espetáculos de dança “Batata!” (Dimenti) e “Desejo Fatiado”(Cia. Núcleo de Investigação Coreográfica João Perene)e os premiados pelo Prêmio Braskem de Teatro “O Sapato do Meu Tio” e “Sonho de uma Noite de Verão”(Bando de Teatro Olodum).

Serviço:
O que: 1º Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia
Onde: Teatro Castro Alves, Teatro Vila Velha, Teatro Martin Gonçalves/Escola de Teatro da UFBA, Teatro Molière/Aliança Francesa e Goethe-Institut/ICBA.
Quando: de 24 a 31/10/2008
Quanto: R$6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia), de 20 a 23 de outubro e R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) durante o Festival.
Maiores informações: FIAC BAHIA

Meio e Mensagem

Marketing pós-moderno
por Frederico Fagundes

_Uma insólita forma de marketing tem aparecido através do Orkut. Com a difusão do site de relacionamentos entre os brasileiros, pessoas que adquirem visibilidade na mídia seja por casos de sequestro e assassinato, ou por frivolidades (relacionar-se com uma artista famosa é um exemplo) são alvo de uma exposição maior ainda através de seus perfis do Orkut.

_Daí a surgirem aberrações, como o uso do perfil de Lindermberg Alves (confira especial da Folha Online sobre o caso), acusado de sequestro e assassinato, para fins "marqueteiros", não é um passo muito surpreendente. Veja abaixo o que alguém que diz ser primo de Lindemberg fez no perfil do réu, aproveitando-se da curiosidade da população (clique para ampliar):


_Um exemplo mais trivial é o de Daniel Cady, atual namorado da cantora Ivete Sangalo, que, aproveitando-se do espantoso número de visitas em seu perfil, pediu que os navegantes votassem em um amigo seu, que tenta participar da nova edição do Big Brother Brasil. Clique para ampliar:


_O surgimento de chats nos perfis de pessoas (por qualquer motivo que seja) com quinze minutos de fama - seja a mãe da menina Isabella, assassinada em março deste ano, ou a bancária Katilce Miranda, que dançou e deu um beijo em Bono Vox durante um show do U2, no estádio do Morumbi, em São Paulo - é outro fenômeno comum. O que não aconteceu nesses dois casos, porém, é o uso do chat para divulgação de causas, algo que um suposto "Júnior Rizzo", nome empregado no perfil do Orkut, fez no início deste mês. Rizzo, mais conhecido como "o virgem" divulgou seu site na página e incentivou um chat de discussão de sua causa: até o fim de 2008, atingir a meta de cinco milhões de visitas para seu site (http://www.ajudeumvirgem.com/). Declarando ter 25 anos e nunca ter feito relações sexuais, "o virgem" tinha estabelecido um acordo com uma amiga: caso a meta fosse atingida, ela manteria relações com ele, caso não fosse, ele seria empregado dela por um mês. A iniciativa espalhou-se tanto pela internet que atingiu os meios de comunicação grandes, até que o dono do site parasse oficialmente - por motivos desconhecidos - com a empreitada e fechasse o chat apenas aos seus amigos do Orkut.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Passepartout

N'Roll - A HQ Metálica
por Guilherme Vasconcelos




_Muitos fãs de Heavy Metal já devem ter notado a natureza cinematográfica e a carga literária das estórias de certos discos conceituais ou mesmo das letras de algumas músicas do estilo. Conseqüentemente, dado o razoável número de bons enredos, também já devem ter se perguntado por qual motivo tais narrativas nunca haviam sido transpostas para a sétima arte ou para qualquer outro tipo de mídia.

_Nunca haviam sido porque, se o cinema e outras mídias ainda não se renderam às histórias metálicas, o mesmo não pode ser dito em relação às histórias em quadrinho.
_Depois de constatar que boa parte dos leitores de HQs são também fãs de Heavy Metal, Gustavo Fiali (publicitário e roteirista que já trabalhou para Maurício de Souza) e a artista gráfica Renata Benetti decidiram, em 2007, criar uma revista em quadrinhos que tivesse a música pesada como inspiração.

_Assim nasceu a N’Roll (editora Roadie Crew, 32 páginas, R$ 3,90), publicação cuja proposta, pioneira em todo o mundo, é justamente transformar as letras de Heavy Metal em HQs mensais, evidenciando a simbologia e a imaginação presentes nas narrativas do estilo. Para se adaptar às especificidades das histórias, cada edição trará novidades nas cores e nos traços. A série também não terá personagens fixos.


_A primeira edição, lançada no final de Setembro na Expomusic 2008 e disponível nas bancas de todo o Brasil a partir de 1º de Outubro, tem na letra de Time To Be Free, faixa-título do primeiro álbum solo do maestro e vocalista André Matos (ex-Angra, Viper e Shaman), o pontapé para a construção e desenvolvimento do protagonista, um adolescente que deseja exorcizar os demônios do seu passado. Além do roteiro de Gustavo Fiali e da diagramação de Renata Benetti, a edição de lançamento conta com a arte de Wagner Nogueira, cor de Daniel Barreto e capa de Greg Tocchini.

_O projeto já conta com o apoio de várias gravadoras e bandas internacionais. A revista, que chegará às bancas no primeiro dia de cada mês, será lançada também no exterior e além da versão em português, terá versões em alemão e em inglês.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Passepartout

Compartilhando segredos
por Nelson Oliveira

_ É natural que, em algum momento da vida, algo que se queira dizer se instale no limbo existente entre o pensamento e a fala, impronunciado por pudor ou por receio de ficar marcado pelo segredo contado. Para quem quer desabafar, continuar anônimo e, de quebra, fazer os próprios segredos virarem arte, pode tentar via Postsecret.

_ Postsecret é uma comunidade internacional, que publica, através de seu blog, desde 2005, segredos enviados anomimamente em forma de cartões-postais artísticos. Eleito em 2007 como "Melhor Blog", pela Weblog Awards, o blog traz, todo domingo, novos segredos compartilhados com o mundo. Tem de tudo: peraltices infantis, depoimentos sobre solidão, outtings, infidelidade conjugal, preconceituosos assumindo culpa, brincadeiras sobre aparência, repúdio a crueldade contra animais.

"Nós falamos, mas ninguém nos ouve. Então compramos bichinhos de estimação"

_ Importa pouco saber se tudo o que é enviado é verdadeiro - até porque na arte não há um compromisso tão forte com a realidade. Nem tudo o que é enviado é sofisticado. Há cartões bastante simples, que conseguem envolver o usuário. O mais interessante nos postsecrets é que eles conseguem gerar algum tipo de empatia, seja pelo humor ou pelo sofrimento. Saber inglês é importante para o entendimento do texto dos cartões, mas não é imprescindível para que se admire as imagens e a forma como os cartões foram montados.

"Sou gay"

_ O projeto deu tão certo que já foram publicados livros a partir das postagens e até mesmo foram autorizadas versões em línguas diferentes do inglês, língua-mãe do projeto. Agora postsecrets podem ser lidos em espanhol, francês, alemão, mandarim e coreano.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Meio e Mensagem

Infográfico
por Camila Queiroz

_O infográfico é um recurso visual de articulação entre textos e imagens, geralmente utilizado para ajudar a compreensão de matérias e para apresentar informações mais complexas de forma divertida e atraente. Os infográficos têm ganhado destaque nos meios de comunicação, especialmente nas revistas e, cada vez mais, na internet.

_A Super Interessante é uma revista que utiliza freqüentemente esse recurso e que, particularmente, apresenta excelentes infográficos a cada edição. O vídeo a seguir mostra como são feitos os infográficos da Super.



_O site G1 também apresenta diversos infográficos – geralmente interativos - em suas matérias. Em uma seção do site, a equipe do G1 ensina passo-a-passo como eles são feitos: apuração, primeiro rascunho, storyboard, segundo rascunho, modelagem em 3D, texturização e renderização, programação e animação, revisão e publicação.

_Para quem se interessar por este assunto, reuni alguns links interessantes:
* Alguns infográficos marcantes do G1 – confira aqui.
* Todos os infográficos produzidos pela Super on line – confira aqui.
* 6 regras básicas da infografia, do Curso Abril de Jornalismo – confira aqui
* Infográfico em vídeo da Super e do estúdio Royal Pixel – Por dentro dos Planetas

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Circo Urbano

Cultura e Religião
por Rebeca Caldas

_ Semana passada, recebi um e-mail que dizia:

O Senador Marcelo Crivella, pastor e político, está prestes a aprovar, no Senado Federal, uma emenda à Lei Rouanet que permite a construção, reforma de templos religiosos com renúncia fiscal, passando a disputar verbas com a cultura.
Vamos lutar para manter as poucas verbas para as artes e a cultura  brasileira.
Repasse a informação a seus amigos.

_ A Lei Rouanet é uma lei de incentivo fiscal, na qual o Estado “abre mão” de 4% do imposto de renda arrecadados por empresas, a fim de incentivar a produção cultural no país. A emenda proposta por Marcelo Crivella (PLS 69/05) busca ampliar a abrangência da Lei Rouanet aos templos religiosos considerados históricos (de qualquer religião), a fim de garantir a conservação de sua infra-estrutura, utilizando recursos do Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura), cujas fontes de financiamento são recursos do Tesouro Nacional, arrecadação de loterias federais e incentivos fiscais.

_ O senador Marcelo Crivella é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e sobrinho de Edir Macedo, o fundador da IURD. Destas informações é previsível que a repercussão deste fato foi enorme. Numa pesquisa na internet, encontrei sites como o da Folha de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Terra, do partido PC do B e muitos outros, principalmente blogs, que mencionavam o assunto. Além disso, houve uma entrevista no programa do Jô Soares com o senador, no dia 30/04/2007 acerca deste tema.


_ O aspecto comum em todos os sites que consultei foi a indignação das pessoas com a intenção de Crivella, elas dizem que ele está querendo utilizar o dinheiro público destinado à cultura em benefício da Igreja Universal. No e-mail que recebi, havia um link para um abaixo-assinado contra essa atitude do senador (http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?cult2007). Nele, até hoje, foram 39.854 assinaturas. 
_ Quis falar sobre esse fato para chamar atenção para um fenômeno bem mais amplo que vem acontecendo na sociedade, que é a crescente representatividade dos evangélicos nas diversas instâncias sociais. Na eleição para prefeito aqui em Salvador, entre os quatro prefeituráveis, dois eram evangélicos (Walter Pinheiro e João Henrique), inclusive os que foram ao segundo turno, e ACM Neto tinha como vice o bispo da Igreja Universal Marcio Marinho. O próprio Marcelo Crivella foi candidato a prefeito no Rio de Janeiro, ficando em 3º lugar, com 19,06% dos votos. Nos horários destinados à propaganda eleitoral em Salvador, foi evidente a postura dos candidatos a vereadores relacionados a igrejas evangélicas de pronunciar sua fé e convocar os fiéis a votarem neles.

_Outro aspecto importante é o crescente desenvolvimento da indústria de música religiosa, a gospel, e até a presença da música evangélica em redes de televisão (em novelas) e rádios em geral e a propaganda de CDs evangélicos por gravadoras importantes em grandes empresas de televisão, como é o caso da propaganda relacionada ao Cd de uma cantora evangélica (Aline Barros) pela Som Livre na Rede Globo.

_ Mas o curioso é que o universo religioso evangélico possui particularidades e muitas vezes antagonismos com o que acontece fora das suas fronteiras. No entanto, seu crescimento tem sido tão evidente, que eles estão presentes até no poder político, inclusive tentando defender interesses inerentes a este universo. 

_ Há mais uma face desse fenômeno que me chama atenção: nos bairros periféricos da cidade, regularmente aparece em uma casinha qualquer uma igreja nova, que em pouco tempo torna-se insuficiente para tantos fiéis. O pior é que grande parte destas igrejinhas forma fiéis fundamentalistas, com posturas bastante rígidas. Quem nunca viu um crente gritando num ponto de ônibus ou dentro do próprio veículo com idéias apocalípticas prevendo o fim do mundo e um destino drástico para os que não seguirem suas doutrinas? 

_ Preocupa-me ver que na maioria destes bairros não há sequer um local para a produção e fruição da cultura. Logo a cultura, que tem o poder de abrir horizontes, causar uma fuga e uma reflexão sobre a realidade, produzir conhecimento, promover o desenvolvimento social. Enquanto isso, o nosso senador propõe ao governo a utilização do dinheiro destinado à cultura no ambiente religioso.

_ Por enquanto, o relacionamento entre os dois universos possui bastantes ruídos. Os fiéis fundamentalistas vêem a cultura como aquilo que é do mundo exterior e não deve ser consumido pelos membros do seu mundo. Já a sociedade se indigna com o crescimento e as atitudes consideradas insensatas e oportunistas dos evangélicos. 

_ Penso que é necessário se criar um diálogo entre estas instâncias. Até porque a liberdade religiosa é direito de todo cidadão brasileiro e a diversidade de religiões é uma das nossas riquezas culturais. Que todos possam ir ao templo quando quiserem, mas que também tenham acesso às diversas manifestações culturais produzidas pelo nosso povo, afinal, é também nosso direito. Mas é preciso fazer a diferença entre o que é da coletividade e o que faz parte de um universo particular.

Fontes:
http://g1.globo.com/Eleicoes2008/apuracao/0,,AUE0-15693-2-60011,00.html
http://www.senado.gov.br/senamidia/parla/noticiaDoSenado.asp?ud=20080915&datNoticia=20070502&codNoticia=57409&codParlamentar=3366&nomParlamentar=Marcelo+Crivella
http://www.senado.gov.br/senamidia/parla/noticiaDoSenado.asp?ud=20080915&datNoticia=20070502&codNoticia=57409&codParlamentar=3366&nomParlamentar=Marcelo+Crivella
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1664631-EI6619,00-Lei+Rouanet+para+a+Igreja+Universal.html
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1666396-EI6578,00.html
http://www.mundogump.com.br/bispo-senador-marcelo-crivela-quer-destinar-dinheiro-da-lei-da-cultura-para-igrejas/
http://www6.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/cultura/imprensa/0362
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=438ASP003
http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/content.php?option=com_content&task=view&id=2792
http://fenaj.org.br/materia.php?id=1670