terça-feira, 25 de novembro de 2008

"Correio da Bahia" e "A Tarde" fecham os olhos.


Por Giácomo Degani

_ A imprensa baiana fez uma excelente cobertura do jogo merecidamente vencido pelo Vitória contra a equipe do Grêmio. O jogo ocorreu no último domingo, a partir das 17:00, no horário de Brasília. As manchetes destacavam a classificação do Vitória para a Copa Sul Americana. O time baiano não participa de uma competição internacional desde 1997. Também foi destacado o quase título que o São Paulo ganhou, após a derrota gaúcha. Ambos os veículos baianos deram a cobertura necessária para os fatos.

_ O problema é que os jornais não divulgaram alguns fatos extra-campo ocorridos no estádio. No primeiro tempo, uma bomba caseira explodiu na torcida gremista. Alguns torcedores se exaltaram e a polícia logo os intimidou. Um torcedor foi levado com ferimentos nas mãos. Boa parte da torcida, nesta hora, já estava assustada. A Polícia Militar, contactada pela torcida gaúcha, agiu rapidamente, deixando as pessoas mais tranqüilas.

_ No segundo tempo, uma segunda bomba atingiu a torcida. Por sorte, esta falhou e os policiais prontamente a retiraram. Contudo, o alvoroço causado foi muito maior. Enquanto a primeira caiu em uma área menos concentrada, a segunda atingiu uma área em que havia uma grande quantidade de pessoas juntas. Conseqüentemente, muita gente saiu correndo e atropelando umas as outras. Dois homens rolaram escada abaixo e acumularam ferimentos na cabeça e pelo corpo. Para saírem do local precisaram de ajuda policial. Foi possível ver uma grande quantidade de crianças chorando após a explosão. Várias meninas pediam aos pais para deixarem o local assim que possível.

_ Quando o relógio apontava cerca de 25 minutos do segundo tempo, deixei o estádio devido à instabilidade emocional que pairava no local. Na saída do Barradão, não havia qualquer sinal de policiamento. Cerca de vinte homens estavam nas imediações do estádio, entoando hinos das torcidas organizadas e provocando e intimidando gremistas que deixavam o jogo.

_ Nem o "A Tarde", nem o "Correio da Bahia" fizeram qualquer nota sobre os acontecimentos. A politicagem impede a divulgação dos fatos. Mas como ficam os torcedores que sofreram ferimentos? Tudo vai permanecer debaixo dos panos?
Protesto!

_ O site do jornal "A Tarde" publicou esta foto acima da torcida gremista.

Nenhum comentário: