sábado, 29 de novembro de 2008

Passepartout

Bonnie 'Prince' Billy em Salvador
Por Frederico Fagundes


_ Bonnie 'Prince' Billy, cantor de folk norte-americano, esteve em Salvador na última sexta-feira (28). O show ocorreu na Boomerangue, casa de shows situada no Rio Vermelho, pelo preço de R$ 15,00, e com abertura da banda novata Dois em Um, fazendo seu primeiro show.

_ A casa, ao contrário do que se esperava com a presença de uma atração internacional (mesmo que pouco conhecida) não estava lotada. Programado para iniciar às 23:00, o show de Dois em Um começou em meados de 00:30. Projeto de Luisão Pereira, ex-integrante da banda Penélope, que fez relativo sucesso nos anos 90, com a namorada, Fernanda Monteiro, Dois em Um aposta em uma música calma e lenta, de refinamento nos arranjos, que incluem um violino e diversos instrumentos sampleados (já que há somente duas pessoas no palco).


_ A fórmula ao vivo, porém, desanda. A sensação que se tem é de que as músicas serviriam muito melhor para ouvir em casa, em momento de relaxamento - para não dizer sono. Enquanto os arranjos são, em sua maioria, muito agradáveis, mesmo que sonolentos, a parca voz de Fernanda Monteiro põe a tônica soporífera à máxima potência, tornando o show cansativo. O melhor momento da apresentação talvez tenha sido a música "E se chover", que pode ser escutada no MySpace da banda.

_ Com o fim do show, vieram os preparativos para que Bonnie 'Prince' entrasse no palco. Figura estranha, com careca e barba longa, o cantor e compositor circulou pela Boomerangue durante a apresentação de Dois em Um, e pouco interagiu com o público. Assim foi também durante seu show, extremamente prejudicado pela falta de potência do som que, com a falta de educação do público presente - que provavelmente desconhecia seu trabalho, se tornou praticamente inaudível em alguns momentos do show, para quem estava mais atrás. A conversa animada de parte da platéia, completamente alheia ao show, atrapalhou mesmo quem estava na primeira fila.

_ Bonnie 'Prince' fez um show acústico e intimista. De perfomance pungente, interpretava suas canções sentindo a própria música, e estava animado, mesmo com todos os contratempos. Cantando músicas de vários momentos de sua carreira de discos regulares e acima da média, o compositor fez um grande show. O triste é ver como Salvador não possui um espaço de qualidade que possa trazer shows assim com decência.

_ Segundo A Tarde, Bonnie 'Prince' impôs como condição para vir ao Brasil, mesmo sem conhecer nada da cidade nem de sua música, tocar em Salvador e, a despeito de sua felicidade no palco, não devia saber das dificuldades e limitações da cena alternativa daqui. As esperanças de que Salvador entre de vez para o circuito de shows internacionais são, portanto, mínimas.

_ Após o show, enquanto Bonnie encaminhava-se para a saída do local, a redação da Lupa, com seu parco inglês, falou a Bonnie "Great show!", ao que ele respondeu com um sorriso largo e inesperado, para a figura insólita que ele demonstrou ser no palco.

_ Confira o MySpace de Bonnie 'Prince' Billy.

Nenhum comentário: