terça-feira, 11 de novembro de 2008

Prova dos Nove

Rede de Zoologia Interativa
por Mariana Sebastião


_“Não existem vilões na natureza”. Esse é o lema da Rede de Zoologia Interativa, a RedeZoo, um programa de popularização da zoologia desenvolvido na UFBA. Coordenado pela Drª. Rejâne Lira, do Instituto de Biologia da universidade, o programa tem a finalidade de criar uma rede de produção de conhecimento sobre Zoologia através de exposições de longa e curta duração, com a disponibilização de kits didáticos e jogos de forma a contribuir para a melhoria do ensino de ciências em todos os níveis.

_A justificativa para a existência de um projeto de popularização da zoologia por uma universidade é a falta de conhecimento sobre a riquíssima fauna brasileira de sapos, serpentes, lagartos, peixes e outros. Ao contrário, os estudantes sabem mais sobre girafas, elefantes e leões, animais que não existem no Brasil. A realização é do NOAP – Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia, que conserva a Zoologia Viva, isto é, aranhas, serpentes e escorpiões, expostos em terrários e aquários, os Zookits, com material zoológico de fins didáticos para empréstimo a professores de todos os níveis de ensino e a Zooteca, uma ludoteca com 58 jogos na área da zoologia, produzida por alunos de Biologia da universidade.

_A RedeZoo também possui um teatro de fantoches para favorecer a construção do conhecimento de conteúdos da Zoologia, através de histórias encenadas de maneira lúdica e interativa, além de ministrar cursos de extensão universitária, palestras e oficinas sobre assuntos relacionados à área. Jéferson Gabriel, 21 anos, estudante do 5º semestre de Ciências Biológicas e participante da RedeZoo, explica: “O objetivo é criar um espaço onde haja diálogo entre a academia e a comunidade, levar o conhecimento da forma mais dinâmica possível. As pessoas começam a enxergar a importância dos animais para a natureza e para as suas vidas e desmistificar a idéia de que os animais peçonhentos são vilões”.


_Conheça mais a RedeZoo aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Olhe, talvez o que falta a muitos projetos da UFBa seja a divulgação desse projeto, dentro até da própria Universidade. Faço veterinaria na UFBA, é do lado de Biologia, temos até materias em comum e nunca soube desse projeto.
Fica a dica.