terça-feira, 11 de novembro de 2008

Vida paralela no orkut: o mundo fake.

por Carol d'Avila

_O site de relacionamentos mais famoso do Brasil teve início no começo de 2004. No início poucos eram os que tinham cadastro, mas depois que o site abriu a possibilidade para qualquer um fazer novos perfis – ao contrário do que era antes, que só poderia ter Orkut quem era convidado pelo amigo – virou febre. Hoje, poucos são os seus amigos que não possuem Orkut, talvez só aqueles que não querem fazer parte da ‘’cultura’’ da massa. O Orkut ajuda e é útil para algumas coisas, como cobrir a falta do que fazer, marcar saídas com os amigos, fazer amigos ou parte de um grupo que tenha os mesmos interesses que você, tirar dúvidas sobre alguns assuntos, buscar inspirações para textos, fuxicar a vida dos outros, etc.

_A partir daí as pessoas começaram a botar suas vidas no Orkut: fotos cada vez mais posadas, vídeos preferidos, ficha cadastral completa, depoimentos de declarações de amor plastificadas, datas de aniversário, e bonequinhos no seu estilo. Enfim, tudo!
Mas com a utilização do Orkut para contratação em empresas e para fuxico da vida dos outros modificou algumas coisas. Agora as pessoas bloqueiam tudo o que se pode bloquear no próprio perfil, e os recursos para se relacionar com a pessoa (o que é óbvio em um site de relacionamento) agora muitas vezes só vale se você tem a pessoa adicionada como sua amiga. Tudo bem que por razões até de segurança ou para evitar propagandas de sites pornôs as pessoas devem mesmo se proteger.

_Agora misturando essa revolta por orkut’s bloqueados, a falta do que fazer e a admiração por uma pessoa/desenho/coisa fizeram com que surgisse uma nova mania no Orkut: os perfis fakes. Os perfis fakes são perfis que você cria fingindo ser algo que você não é, e vem ganhando a cada dia mais adeptos. Isso provavelmente começou com os ladrões, pedófilos e pessoas com má intenção que se aproveitavam da oportunidade para ser e procurar o que queriam sem mostrar a cara, e também pelas pessoas que se sentiram frustradas a partir do momento que o Orkut adicionou a ferramenta de identificação dos visitantes das páginas pessoais. Hoje já é usado sem nenhuma intenção a não ser a de se divertir, ninguém fica querendo ser realmente aquela pessoa do perfil, ou é maluco por causa disso. Com um perfil fake você é membro de comunidades que só tem perfis fakes e participa de conversas de qualquer tipo, claro que às vezes acontecem conversas preconceituosas – principalmente de negros ou de pessoas pobres – ou pessoas que querem ferir a integridade pessoal de outra, mas não é o principal. O interessante do mundo fake é que você conhece novas pessoas sem se importar com a aparência física delas, pode escrever o que você pensa sem se preocupar em adotar uma postura correta para os outros já que ninguém te conhece mesmo. E acreditem ou não, tem pessoas de todas as idades, de adolescentes à papais de 50 anos.

_Os fakes mais numerosos são fakes de celebridades, como Brad Pitt, a turma da Disney, o presidente Lula, mas existem usuários com fakes de sua própria autoria, como o Juca Caldo de Cana, o Fakezinho, e também aqueles que são coisas, como a fita cassete, o esmalte, etc.

_Eu não vou mentir, tenho um fake também, mas não vou dizer quem eu sou porque senão vou perder minha identidade secreta e minha liberdade. Mas posso dizer por experiência própria que vicia. No começo era só para diversão, mas depois você começa a se envolver e participa de festas de despedidas fakes, casamentos fakes, festas de aniversários fakes, chás de bebê fakes, começa a ter briga entre os fakes, ciúmes de namorados fakes, tem que criar msn fake, e vira um mundo paralelo mesmo. E temos que participar porque senão nossa reputação de fake também pode ficar ruim. Pode achar loucura e falta do que fazer, não nego. Mas que é super bacana, é. Os amigos fakes acabam sendo amigos off’s (off é a vida real para os fakes) também, são adicionados nos orkut’s off’s, e no msn off, viram bons amigos na vida real, e às vezes você até deixa de sair para ficar conversando na comunidade fake.

_Meus melhores amigos fakes: Clodovil Hernandes, Maísa e Márcia Goldschimidt.

_Comunidades fakes mais populares:
Mcdonald's fake
Motel 5 estrelas fake
Castelo para casamentos fakes
Despedida de solteiro fake
Agência de adoção fake
Big Brother Brasil fake


Viva ao mundo fake!

3 comentários:

Anônimo disse...

Que sucesso é essa Lupa, minha gente!
5 posts num só dia, nem o blog do gjol!

Anônimo disse...

acho que é mais a galera desesperada porque os dias estão passando e tem que postar!
Carol

Anônimo disse...

Eu nao sou sua melhor amiga fake??

Arrasadissima!


Gisele Philip