quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Passepartout

Troféu Caymmi faz 20 anos


Luise Sales

_ Nem todos conhecem o Projeto Troféu Caymmi, mas ele já está bem velhinho. No próximo dia 27, no Teatro Castro Alves, durante o evento de entrega do Troféu Caymmi, será comemorado os seus 20 anos, completados no ano de 2005. Durante esse tempo, o projeto revelou grandes talentos da música baiana e brasileira, a exemplo de Daniela Mercury e Margareth Menezes, as quais, hoje, são conhecidas internacionalmente. Idealizado com o objetivo de resolver o problema da descontinuidade de shows e apoiar aos artistas para possibilitar uma repercussão maior no cenário cultural baiano e brasileiro, o projeto fez e continua fazendo jus ao papel que tomou para si, de apoiar e revelar artistas e profissionais da música nacional.

_ A comemoração dos seus 20 anos traz ainda mais novidades para o panorama cultural, além de soprar velinhas no tradicional evento de entrega do troféu, um coquetel inaugurara a casa de Cultura Caymmi, onde funciona a sede do projeto e oficinas sócio-culturais para jovens em situação de risco social. Para fechar a programação, um show será realizado na Concha acústica do TCA, com grandes nomes da música como Daniela Mercury, Danilo Caymmi, e Tetê Spinola. Segundo os organizadores, a renda será revertida para o Projeto.

_ Apesar de tanto prestigio e importância, o Projeto passa por dificuldades econômicas acentuadas. Apenas a Chesf, através do Faz Cultura, ajuda na manutenção. A falta de maiores incentivos públicos e de patrocínio privado tem dificultado a continuidade do Caymmi, o qual durante esses vinte anos revelou tantos sucessos e mobilizou o sonho de tantos artistas.

_ Segundo Tucá Moraes, idealizador e gestor do Projeto, “A celebração desses vinte anos representa um estágio de realização e renovação pela qual passa o Troféu Caymmi, apesar de continuar desafiando as conjunturas econômicas. O projeto cada vez mais se firma no cenário da cultura baiana, devido à mobilização espontânea de artistas e por continuar aquecendo a cadeia produtiva da música”, afirma.

_ Contando hoje com o apadrinhamento de artistas e com a tradição de uma marca já consolidada, o projeto Caymmi ainda consegue se manter e continua estimulando o mercado cultural baiano além de promover talentosos artistas da nossa música.


Fotos: Vera Miliotti/ Marcio Lima/ Adenor Godim

Saiba Mais

Site Oficial: www.projetotrofeucaymmi.com.br

Tel. de contato: 34911254

Nenhum comentário: