terça-feira, 18 de março de 2008

Novidade

Exposição Fotográfica
"Boneca sai da Caixa"

Clique na imagem para ampliar

_Imagens de corpos migrantes, figurações que retratam identidades nômades, sem fronteiras claras, que se recusam às classificações e aos modos socialmente aceitos de pensamento e de conduta. Corpos sexuados que posam para uma câmara amável, que convida a um recorrido não convencional. Fotos que mostram corpos de interface, corpos como mosaicos de peças desmontáveis, brinquedos de armar...

_Boneca sai da caixa anuncia o título da exposição fotográfica realizada pelos monitores do Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da UFBA, com vernissage marcado para o dia 3 de abril, no Instituto Cervantes.

_Boneca, sai da caixa! Quase uma ordem para sair a brincar um jogo que nem sempre é risonho, por que mobiliza também intolerância, pré-conceito e violência.

_As imagens desta mostra se comprometem com a paródia, com sua força política, com belezas deslocadas, com corpos em estado de tradução permanente. Os retratos deste jogo têm a possibilidade de oferecer pistas para pensar formas alternativas de estar no mundo, de amar, de ser viajantes do desejo.

_Não é preciso ir longe nem sair de mala e cuia. Podemos ser nômades sem sair de casa, apenas jogando o jogo das máscaras, do faz de conta, como neste pequeno teatro montado em paralelo à Parada Gay de Salvador do ano passado. Atores cujas fantasias - cheias de detalhes, brilhos, lantejoulas e paetês – nos dizem que o verdadeiro está na aparência. Posaram sem pudores pelo prazer de anunciar que são o que escolheram ser e que máscaras não são caretas. Poderemos, algum dia, olhar para essas fotos como retratos das diferenças e não como desvios?

_Pelo direito de ser, de existir e, principalmente, de brincar para além do dia da Parada Gay, as imagens produzidas por estes jovens fotógrafos podem ser visitadas todos os dias, entre 3 e 30 de abril, das 8 às 19 horas no salão de artes do Instituto Cervantes, situado na Ladeira da Barra.

Graciela Natansohn




O quê:
Exposição Fotográfica "Boneca sai da Caixa".

Onde: Instituto Cervantes, Ladeira da Barra. Salvador, Bahia, Brasil.

Quando: 03 a 30 de abril.
(Inauguração às 19 horas; diariamente das 8 às 19 horas).

Quanto: Grátis.

Realização: Laboratório de fotografia da Facom - UFBA

Site: http://www.labfoto.ufba.br/

Telefone: (71) 3283-6185

Assessoria da exposição: Petcom-UFBA - petcom@ufba.br / (71) 3283-6186. Celular: (71) 8169-4612 – Hortência Nepomuceno.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Gente da Revista Lupa,

Meu nome é Juliana Barroso, sou estudante de jornalismo da FIB. Estou no ultimo semestre, e o meu trabalho de conclusão de curso é um documentário sobre "Manifestações Culturais nos coletivos de Salvador".
Estava lendo a revista Lupa (Ano III, Número 4, Pós-verão) e vi uma matéria "Palco Publico", escrita por Carolina Marques e Yan Pinheiro, onde tinha um personagem chamado Uills que canta nos onibus de Salvador.
Gostaria de saber se tem como vocês me passarem algum contato dele.
Aguardo anciosa alguma resposta
Att: Juliana Barroso