quinta-feira, 1 de maio de 2008

Lupa Entrevista

Exclusivo!

BLOG DA LUPA ENTREVISTA O ASSASSINO DOS LACTOBACILOS!

Por Amanda Luz


"Manheeeê, tem lactobacilos vivos no meu Yakult!" O Instituto Lupa de Pesquisa, após mais de 20 anos de estudos apuradíssimos (e secretos), atesta: 10 entre 10 crianças ficam intrigadas com o “contém lactobacilos vivos” do Yakult. Quando crescem, no entanto, a frase parece não surtir mais tanto efeito nas mentes e coraçõezinhos dos amantes de Yakult. Exceto, entretanto, na mente de um destes.

Se existem aqueles adultos que gostam de prolongar a infância, o publicitário paranaense Tiago Lenartovicz é um deles. Com sua imaginação fértil, Tiago não só não esqueceu a dúvida existencial que percorreu sua infância, como foi além: criou um projeto para o curso de pós-graduação baseado nos tais “lactobacilos vivos”. O resultado é um vídeo hilário que tem feito sucesso entre youtubianos de todas as faixas etárias. (veja post anterior aqui no Blog da Lupa)

Em um bate-papo virtual, o criador de A Morte dos Lactobacilos Vivos – Live Lactobacillus Dead conta mais detalhes sobre o projeto e traça planos para o futuro.

Confiram a entrevista com aquele que tem ameaçado a soberania da flora intestinal (ok, os iogurtes ainda são os suspeitos principais):



BLOG DA LUPA: Como foi que surgiu a idéia desse projeto?

TIAGO: O vídeo foi realizado para o curso de pós-graduação de mídias interativas na Unopar (Universidade do Norte do Paraná). Tive que fazer um material áudio-visual e pensei em um trailer. Eu, desde pequeno, ouvi a história de “lactobacilos vivos” e isso sempre me intrigava, “como é que tem coisa viva nesses potinhos?! E se eles morressem?” Isso ficou, e aí então surgiu como tema para o trailer.

BL: Você teve alguma ajuda na elaboração do projeto ou das cenas?

TIAGO: A elaboração foi feita por mim. Para a montagem dos personagens, tive referências da toy art, como cores e traços. Para os cenários e iluminação, fui usando tudo que tinha em casa. Tive ajuda da minha irmã, Juliana, no processo de dublagem, ela fez a voz feminina. Eu até tentei fazer, mas ficou parecendo travesti, não ficava legal (risos)...

BL: Uma das características que podemos destacar aqui seria a grande riqueza de detalhes, tanto na caracterização e cenários, quanto no roteiro. Quanto tempo levaram as filmagens?

TIAGO: Pelo projeto ter sido para o curso que fiz, tive que cumprir um prazo determinado, que foi curto e só tive tempo livre pra me dedicar a isso à noite. Então, entre o processo de elaboração do roteiro até a edição final, creio que duas semanas.

BL: O que foi mais difícil no processo de produção?

TIAGO: A edição foi complicada, porque eu nunca havia feito um trabalho de edição mais completo, sabia pouca coisa, o básico mesmo... Apanhei um bocado, mas no fim deu tudo certo.

BL: Quanto ao inglês "tosco", intenção ou acidente?

TIAGO: Acho que esse é o comentário mais feito sobre o vídeo... Então, o inglês é proposital! A idéia inicial era de fazer algo para ser legendado. Pensei em um idioma próprio para os personagens, fiz um teste, mas o som ficava muito evidente, poluía a cena... Então optei pelo inglês. Fiz de forma superficial e com erros, sem intenção de ser exato, como mais uma forma de sátira aos trailers americanos.

BL: Quase 200 mil pessoas assistiram ao vídeo no Youtube, além de já terem sido publicadas matérias na página de Cultura e Lazer do Estadão e no Blog da Superinteressante. Como está a repercussão? Já está rolando algum convite ou há algo em vista?

TIAGO: Pois é, não esperava que houvesse essa repercussão toda. Fico muito surpreso em ver mais e mais pessoas comentando, elogiando o vídeo e matérias surgindo. Agora em relação a convites, estou estudando uma proposta pra posar nu (muitos risos) Brincadeira, não põe isso não! (risos) Na verdade, não tive nenhum contato relacionado ao lado profissional, seria muito bom se tivesse, se alguém se interessasse. Posso divulgar o e-mail? Então, ó: lactobacillusproject@gmail.com

BL: Por fim, haverá ou não, o tal filme que o famoso trailer faz propaganda?

TIAGO: Recebo muitos e-mails e recados pelo Orkut com essa pergunta e pedindo o filme. A verdade é que eu não tinha a intenção, mas estou pensando em algo como uma série... As pessoas criam expectativas com o que já foi feito, e pode haver um risco de não corresponder com algo novo. Por isso, só farei algo quando montar um projeto bom, que possa ser tão bacana quanto esse. Mas, assim que houver novidade, eu aviso pra que vocês possam ajudar na divulgação!

3 comentários:

Samuel Barros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Luz disse...

:-)

Marcel Ayres disse...

Ótima entrevista, Amanda...

vou colocar os créditos antes que confundam novamente hehe :P