terça-feira, 27 de maio de 2008

Meio e Mensagem

O RETRATO DE UMA BOLÍVIA POPULAR





Por Antonio Pita


_Uma câmera na mão e uma dúvida na cabeça: o que há (?) de verdade nas informações divulgadas pela grande mídia sobre a ascensão ao poder dos movimentos sociais latinos?

_Assim começou a jornada de um grupo de jornalistas baianos recém-formados rumo à Bolívia, em 2007. Por 40 dias, os colegas Vítor Rocha, Ricardo Sangiovanni, Mateus Damasceno, Lucas Santana e Tássia Novaes percorreram cidades bolivianas acompanhando a organização e as idéias dos movimentos de cocaleros e mineradores que apóiam o presidente Evo Morales.

_O fim (ou recomeço) da jornada será celebrado nesta quinta-feira, durante o lançamento do vídeodocumentário Bolívia: para além de Evo Morales, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), a partir das 20h50.

_Fruto da investigação dos jornalistas, o documentário apresenta os movimentos sociais como responsáveis pela ascenção do presidente, e traz ainda uma entrevista exclusiva com Evo Morales, falando sobre a manipulação da informação pelas grandes redes de comunicação.

_ O material produzido durante o Projeto Bolívia também rendeu um
blog e o curta metragem A mina de um povo, apresentado no Festival Imagem em Cinco Minutos, em dezembro do ano passado. O curta, que você pode conferir abaixo, revela a situação atual da mina de Huanuni, a primeira nacionalizada por Morales.


A mina de um povo







_ O lançamento de Bolívia: para além de Evo Morales integra a programação do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), que acontece de 28 a 30 de maio, na Ufba.

Nenhum comentário: