sexta-feira, 6 de junho de 2008

Passepartout

"Na Natureza Selvagem", de Jon Kracauer


por Ana Camila

_O que leva um garoto de 23 anos a largar uma vida confortável e ir viver no meio da natureza, em terras inabitadas e selvagens? E que fascínio é esse que o mesmo garoto causa em cada um que ouve a história da sua trágica aventura, que culminou na sua morte? Inquietações desse tipo levaram o jornalista Jon Kracauer e o cineasta Sean Penn a documentar, de forma apaixonada, a trajetória de Chris McCandles, o jovem que abandonou a própria vida em busca de si mesmo. Na natureza selvagem.

_“Na Natureza Selvagem” é o nome do livro, publicado em 1996, de autoria de Kracauer – “Into the Wild”, no original. Encarregado de escrever um pequeno texto sobre a morte de Chris para o jornal no qual trabalhava, Kracauer simpatizou com a história do garoto e resolveu investigá-la melhor. O resultado foi um assumidamente parcial retrato de uma curta, porém intensa existência, onde problemas com a civilização e a vida em sociedade começaram a partir de desentendimentos com os pais em casa, movidos a muita literatura e viagens cross-country pelos Estados Unidos.

_Com “Na Natureza Selvagem”, Jon Kracauer se aventura pela primeira vez no jornalismo literário – e de longe se percebe que se trata de uma estréia. O autor não tem muito sucesso ao tentar recriar a história de Chris de modo “ficcional”, e suas descrições dos personagens e dos lugares pelos quais Chris passou são demasiado superficiais ou didáticas. Mas para Kracauer tratava-se de uma reflexão sobre quem de verdade somos e o que estamos fazendo nos mundo, por nós mesmos e pelos outros.

_Chris MacCandles, após se formar com honras na universidade, decidiu romper definitivamente com os pais e com a sociedade, e ir viver na natureza selvagem. Por meses pediu caronas e aceitou pequenos empregos para conseguir chegar ao Alasca, onde passaria a, segundo o próprio, “viver da terra por alguns meses”. O que conseguiu, não fosse o despreparo para lidar com a falta de comida, o que o levou a comer plantas silvestres venenosas e, em pouquíssimo tempo, à morte por inanição.

_Na época da tragédia (agosto de 1992), muitos se solidarizaram com o rapaz, atribuindo-lhe coragem, força e determinação, enquanto outros não perdoaram sua falta de preparo e de informações básicas. Jon Kracauer não fez parte de nenhum desses dois grupos, na verdade. Seu relato em “Na Natureza Selvagem” é uma tentativa de se aproximar de um jovem com o qual muito se identificava – Kracauer, inclusive, dedica dois capítulos do seu livro para falar de si mesmo, relacionando-se a Chris. E essa aproximação se dá com muita delicadeza, mas também com um tom comovente, ainda que muitas vezes duro. Kracauer está ao lado de Chris todo o tempo, mas não deixa escapar suas contradições, seu modo muitas vezes adolescente de lidar com a família e sua tendência afetada ao intelectualismo. Não constrói um herói.

_Mas para Kracauer e os leitores do seu livro, ou mesmo os espectadores do filme homônimo de Sean Penn, lançado em 2007 e que acaba de chegar às locadoras, o que importa mesmo é a atenção e a compaixão do relato da vida de um menino de 23 anos que foi até o extremo para honrar seus ideais. Um outsider desde pequeno, desajustado e inconformado, Chris é tido por Kracauer e Sean Penn não como um fracassado e um suicida, mas como alguém que teve a coragem de não trair a si mesmo. Desse fascínio resultam um livro e um filme comoventes, sobre uma história que, no mínimo, deixa qualquer um desconfortável dentro da própria pele.

Confira abaixo o trailer de "Na Natureza Selvagem", de Sean Penn (Estados Unidos, 2007)


Um comentário:

Anônimo disse...

Ana, fiquei louca de vontade de ver esse filme!

Colocado na lista do "bom entretenimento"!

E, mais uma vez, parabéns pelo sucesso trabalhando com oq vc gosta!

bjo!