sábado, 14 de junho de 2008

Passepartout

Resmungos existenciais

Por Antonio Pita



_Ranzinza, mal humorada, crítica ... e muito fofa! Assim, a personagem Rabuga, uma menina gordinha, branquela e de cabelos vermelhos, tem conquistado muitos fãs com suas crises existenciais publicadas todas as terças-feiras no Caderno Dez! do Jornal A Tarde.


_Criação da estudante de psicologia da Ufba, Caroline Feitosa, a carismática resmungona nos lembra aqueles dias em que acordamos com o pé esquerdo, e todo o universo parece conspirar contra nós – o ônibus atrasa, o carro quebra, uma chuva cai repentinamente, o computador trava e todos os documentos se perdem, enfim.

_Tudo é motivo para a ruivinha resmungar, como se ela não estivesse adaptada par ao mundo. Ou será o mundo que não está adaptado a ela? “As idéias vêm de coisas bobas, como ficar dez minutos a mais no ponto de ônibus, e enquanto isso penso sobre como se perde tempo esperando… e daí penso em como eu também espero por mim, por certas mudanças… e pronto! Porque não fazer uma tira sobre esperar por si mesmo?”, explica a autora.



_Rabuga surgiu há pouco mais de um ano. No começo, ficou um pouco esquecida entre as questões existências de Caroline – achava que seus rabiscos não passavam de ‘bonequinhos de palito obesos’. “Mas eu percebi que uma boa tira não precisa ter o desenho perfeito. O importante é a idéia e a forma como ela se coloca no papel. A partir daí, comecei a desenhar, mesmo de um jeito torto e simples”.

_Os traços simples da artista já a levaram a realizar exposições e apresentações de trabalhos em diversas ocasiões, com Rabuga e outras obras e personagens que Caroline desenvolve. “Já tentei criar outros, como o moço cuja cabeça possui uma fissura que deixa certos conteúdos escaparem. Apresentei alguns trabalhos dele no Salão de Humor de Piracicaba, no ano passado”.

_Mas são as reclamações da ruivinha que fazem mais sucesso. Além do Caderno Dez!, que publica as tirinhas desde agosto de 2007, o portal Diálogos Universitários e o fotolog da personagem também trazem novas indagações de Rabuga.

Nenhum comentário: