quarta-feira, 4 de junho de 2008

Prova dos Nove

“Se eu posso adicionar bondade ao Youtube, então isso me deixa feliz”

Por Amanda Luz

_Ensinar é uma arte. Manter dezenas de crianças atentas à aula não é tarefa das mais fáceis. Longe de trazer manobras de programa de auditório para a sala de aula, Tony Dusko, 37 anos, resolveu usar seu talento artístico de uma outra forma para cativar a atenção dos seus alunos.

_O resultado do seu trabalho é o Notebook Babies, uma série de animações curtas, que tem feito sucesso entre todas as faixas etárias no Youtube. O professor americano ensina crianças a tomar conta dos animais e a fazer tarefa, por exemplo, de um jeito que só quem é criança -- ou entende muito bem delas -- consegue. A temática é universal, a linguagem é cativante, a animação é simples e bem-feita. A soma disso tudo fez com que os vídeos se tornassem uns dos mais vistos na Internet ao redor do mundo.

_Diretamente da Pensilvânia para a Lupa. Em entrevista por e-mail, o professor-artista conta porque largou a carreira na Microbiologia para dar aulas e como surgiu a idéia de criar os personagens bobinhos, mas que no fim fazem tudo certo, de Notebook Babies.

Blog da Lupa: Notebook Babies são personagens engraçados que ajudam as crianças a aprender valores, mas como crianças. Como foi que surgiu a idéia de trazer a animação pra sala de aula?

Tony Dusko: Se você assistir meu vídeo “Mr. Dusko” (No vídeo, ele conta que a idéia surgiu após as crianças fazerem certa confusão na fila do lanche. Desse episódio nasceu o primeiro personagem: um “sanduíche-de-queijo-quente”), você vê como eu comecei a usar a animação. Basicamente eu descobri que ela é uma ótima forma de animar qualquer aula e faz com que as crianças prestem atenção no que você irá ensinar. Eu amo mostrar os vídeos antes da aula, pra deixar eles mais interessados.

BL: Como suas animações tornaram as aulas mais interessantes?

TD: Meus alunos querem sempre que eu continue fazendo novos vídeos, então eu uso isso como recompensa após um bom trabalho deles.

BL: O que você considera como mais importante na sua vida de professor que antes você não tinha na vida de biólogo microbiologista?

TD: Cada dia é diferente, eu amo isso na rotina do professor. Nunca é entediante!

BL: Seus vídeos são sucesso hoje na Internet. Você esperava receber uma resposta tão positiva de tantos lugares ao redor do mundo?

TD: Não, não mesmo. Eu só pensei que algumas pessoas iriam ver e gostar deles, mas é muito legal poder compartilhar isso com tantas pessoas e ouvir comentários tão bacanas sobre meu trabalho.

BL: Você tem filhos?

TD: Não ainda.

BL: Seu trabalho, antes de tudo, ao tratar de temas infantis, usa uma linguagem universal que ultrapassa diferenças culturais. O que você recomendaria aos educadores, professores e pais, no Brasil?

TD: Eu acho que há muito conteúdo na TV e Internet que não é bom para crianças. Mas há também bom conteúdo feito por pessoas boas. Seja apenas cuidadoso para monitorar suas crianças quando eles estão no computador ou assistindo à TV. Tente aproximar elas do que é bom e afastar do que é ruim. Se eu posso adicionar um pouco de bondade ao Youtube, então isso me deixa feliz.

_Confira o vídeo “O que é um amigo?” (abaixo), campeão do Mobifest Toronto Film Festival, no Canadá, em 2007.



_Veja mais:

- Notebook Babies no Youtube
- Página pessoal de Tony Dusko
- Página do Notebook Babies

Nenhum comentário: