sábado, 5 de julho de 2008

Prova dos Nove

A folha que sobrou do caderno

por Marcel Ayres


"Todos os anos uma leva de designers se forma nos quatro cantos do Brasil e uma pergunta inquietante não quer calar: estarão esses futuros profissionais sendo preparados para enfrentar as múltiplas realidades do nosso país? Existiria uma estrutura de curso ideal para formar os profissionais de design adequados à nossa realidade? A quem interessa manter um formato de ensino ultrapassado e ineficiente? Você já parou para pensar em seu papel diante disso tudo?"


_"A folha que sobrou do caderno" é um instigante documentário que procura discutir de maneira crítica o destino e a reforma do ensino de design no Brasil. São colocadas opiniões sobre modelos ideais de cursos e o papel que professores e estudantes desempenhariam nesses modelos, bem como discussão sobre formação tecnológica e teórica. A estrutura atual do ensino, questionamentos sobre pesquisa e atualização tanto por parte dos professores como dos estudantes também são abordados. A organização estudantil como transformadora da realidade e o Movimento Estudantil fornecem o fechamento das discussões. Confira o vídeo abaixo!

A folha que sobrou do caderno


Um comentário:

Mariana Reis disse...

Design?
Esse é um retrato fiel da nossa própria universidade, ou melhor, do nosso próprio mundinho faconiano. Muito enriquecedor o documentário. O que fazer agora?É uma pergunta que martela a consciência do estudante.

Que essa onda do buscar inunde cada vez mais nossas cabeças...