domingo, 6 de julho de 2008

Meio e Mensagem

Novidades no Orkut a partir de 10 de julho

por Tarcízio Silva


_Foi anunciado no blog dos desenvolvedores do Orkut que o OpenSocial será lançado oficialmente para os brasileiros no dia 10 de julho. A partir dessa data, os usuários do Orkut poderão adicionar novos aplicativos à seus perfis, como slides, enquetes, jogos e música.

Ver para crer
_Se alguém ainda lembra, o site foi criado em 2004 visando o público americano. Apesar da interface em inglês, os brasileiros rapidamente adotaram o site afugentando, com o português, os usuários americanos. Hoje, 60% do total dos acessos é brasileiro. Entre os malditos spams em fóruns e páginas de recados e a breve - e desconhecida - tentativa do Orkut de inserção de banners publicitários, a página não trazia, até agora, uma modalidade concreta de monetização.

_Desde que o projeto foi anunciado, existe um burburinho na mídia especializada em internet e marketing. Se os brasileiros utilizarem em massa os novos aplicativos, o Orkut mudará radicalmente.
O OpenSocial é um código aberto. Na prática isso significa que tanto empresas, como agências de comunicação ou movimentos sociais poderão, caso possuam o "know-how", mirar nos mais de 20 milhões de brasileiros que usam o Orkut. Patrick Chanezon, um dos desenvolvedores do Google, mantêm blog sobre o assunto: P@ Log. Segundo ele, entre as possibilidades de marketing estão integração de conteúdo, fortalecimento de marca, apresentação de produtos e marketing viral.

Foi dada a largada...
_Os aplicativos podem ser criados por qualquer um que detenha algum conhecimento das linguagens javascript e html. Além do Google, detentor do Orkut, outras empresas aderiram ao projeto, permitindo a utilização destes aplicativos em suas redes sociais, como Hi5, MySpace, Sonico e Plaxo.

_Entre as empresas, a rede Globo já começa a testar a possibilidade. Entre os aplicativos em teste já disponíveis, a empresa lançou um aplicativo para dar palpites nos jogos do brasileirão, tudo com a marca e programação da rede. Já outros, como o BuddyPoke, oferecem joguinhos com banners publicitários.

_Algumas empresas desenvolvedoras de software também estão de olho no Orkut. Parte delas trouxe a experiência do Facebook, rede social estadunidese de sucesso que já utiliza um sistema parecido. A Mentez, baseada em Miami e com filiais na Colômbia, México e África do Sul, lançou um concurso nacional de desenvolvimento de aplicações.

_ O Google oferece uma página com documentos, vídeos e guias sobre o OpenSocial: http://code.google.com/apis/opensocial.

Nenhum comentário: