quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Prova dos Nove

Babilônia educativa

Por Amanda Luz

_Quantos sites de relacionamento você conhece hoje? Orkut, Myspace, Facebook, Twitter, Lastfm... Poderíamos ir longe com essa lista. Um dia, um alemão pensou em unir a idéia de comunidade internacional, com as mesmas bases de formação das outras redes sociais, ao ensino de línguas. O resultado é a Palabea.net, que está hospedada na rede mundial de computadores desde o ano passado, em versão beta.

_Viajar e passar algum tempo em outros país, conhecendo novas pessoas e culturas. Essa é a forma mais indicada de aprendizado em uma segunda língua, mas nem todo mundo tem essa oportunidade. Em geral, as pessoas aprendem uma língua estrangeira, e, depois de certo tempo, se sentem "enferrujados" ao tentar praticá-la. Se a Internet está aí, à disposição de interessados em diminuir as distâncias globais, por que não utilizá-la também como ferramenta educacional?

_Assim como nos sites semelhantes de redes sociais, no Palabea é possível personalizar seu perfil, com destaque para informações como as línguas as quais você fala e estuda, qual o seu nível de aprendizado nestas e seu país de origem. O site ainda disponibiliza fóruns de aprendizados, com "salas de aula", "professores" e material didático, tudo gratuito. Como em toda sala de aula, ainda dá para fazer amigos e bater-papo pelo sistema de mensagem instantânea interno.

_Para quem não pode ir à China praticar mandarim (e nem cavar um buraco para chegar lá), fazer amigos chineses no Palabea pode ser a solução.


_Outros sites semelhantes: Livemocha; Chinesepod.

Nenhum comentário: