domingo, 21 de setembro de 2008

Circo Urbano

Conscientizando
por Paula Amor

_Estar alerta para os problemas do mundo. Esta tem se tornando uma condição cada vez mais essencial conforme as gerações mudam. Sejam esses problemas ambientais, ou sociais; ONGS, empresas privadas, governos, entre outros, se esforçam para chamar a nossa atenção.

_Aderindo a esta onda de conscientização, O GREENPEACE, em parceria com o Salvador Shopping, realizou entre os dias 1 e 20 de setembro, uma campanha de conscientização da população do respeito aos oceanos – “Entre nessa onda”. O Túnel Sensorial, instalado na praça central do shopping trabalhou os quatro sentidos – audição, visão, olfato e tato – com o objetivo de fazer com que o visitante sentisse de forma lúdica e temporária a agressão que o planeta sofre ao percorrer cenários que ilustram os desafios e soluções para a conservação dos oceanos. Ao final do percurso, o público assistia dentro do cine/iglu ao trailer do vídeo “O mar é nosso?”, que trata da relação entre os homens e os mares.


_A idéia deste evento foi bastante interessante. A enorme tenda azul, simulando um iglu, atraiu todos os olhares curiosos. Quem passava com certeza se perguntava “o que é isso?”. Crianças e adultos – pessoas de todas as idades podiam ser vistas na fila. A campanha parece ter sido um sucesso, mas o importante é saber se todos que visitaram o túnel realmente levarão o que aprenderam para casa.

_Ainda nesta onda de tentar concertar no presente nossos erros do passado, indico para aqueles que querem fazer algo para melhorar o nosso meio ambiente, mas não sabem como, que plantem uma árvore! Como? Muito simples. Os avanços tecnológicos estão ai para ajudar. Podemos plantar uma árvore sem precisar sair de casa – apenas acessando a internet!
_São inúmeros os sites que nos dão esta possibilidade hoje. Alguns deles:

* Clickarvore - para plantar árvores nas áreas da Mata Atlântica -
* Plant.net - para plantar na Mantiqueira
* Ecoogler - um buscador que a cada 10.000 buscas feitas através dele, doa o dinheiro necessário para plantar uma árvore na Amazônia

_Agora, cada vez menos temos desculpas para não ajudar o nosso planeta.

Nenhum comentário: