segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Circo Urbano

Correr faz bem
por Camila Queiroz

_Neste domingo, dia 21 de setembro, ocorreu a 5ª edição da meia Maratona Braskem de Revezamento no circuito Barra-Ondina. O evento reuniu cerca de 3.600 corredores jovens e adultos, amadores e profissionais, funcionários Braskem e algumas “figuras” vestidas de homem aranha, de coringa e um aplaudido torcedor do Bahia. As equipes formadas de duplas ou quartetos, mistos ou unissex, percorreram aproximadamente 21 quilômetros distribuídos em quatro voltas de 5, 275 metros. Marily dos Santos, representante olímpica de maratona feminina em Pequim, participou da corrida e a atleta paraolímpica baiana Verônica Almeida, medalhista de bronze na natação, marcou presença e agradeceu todos pela torcida nos jogos em Pequim.




_Com o objetivo de promover a saúde, o esporte, estimular a prática de exercícios físicos e o surgimento de novos atletas, a meia maratona deu um exemplo de organização e trouxe a oportunidade de muitos jovens amadores participarem de uma corrida profissional – no caso, uma das mais importantes do cenário internacional. Com números estampados no peito, chips presos nos cadarços e de olho no cronômetro, jovens veteranos e calouros em eventos deste tipo correram - com seu ritmo próprio – ao lado de atletas profissionais e vibraram ao trocar com seus colegas de revezamento ou ao chegar à linha final.


_“A corrida me motivou a procurar novas práticas esportivas e poder participar ao lado de profissionais como exemplo a representante olímpica do nosso país (Marily dos Santos) foi de grande satisfação. Apesar do cansaço e da falta de preparo, a corrida valeu muito a pena”, disse Wagner Carvalho, 19 anos, participando pela primeira vez em maratonas.



_Correr está sendo uma opção de quem procura melhorar a saúde e o preparo físico em qualquer idade. E não faltam opções para quem deseja montar uma equipe e participar de maratonas. Basta consultar, por exemplo, o calendário da Federação Baiana de Atletismo e conferir as próximas corridas. Uma sugestão é a Ultramaratona de Revezamento Desafio do Forte, que acontecerá dia 1º de novembro, em Praia do Forte e redondezas.

* Fotos do Correio*

Nenhum comentário: