terça-feira, 14 de outubro de 2008

Passepartout

Compartilhando segredos
por Nelson Oliveira

_ É natural que, em algum momento da vida, algo que se queira dizer se instale no limbo existente entre o pensamento e a fala, impronunciado por pudor ou por receio de ficar marcado pelo segredo contado. Para quem quer desabafar, continuar anônimo e, de quebra, fazer os próprios segredos virarem arte, pode tentar via Postsecret.

_ Postsecret é uma comunidade internacional, que publica, através de seu blog, desde 2005, segredos enviados anomimamente em forma de cartões-postais artísticos. Eleito em 2007 como "Melhor Blog", pela Weblog Awards, o blog traz, todo domingo, novos segredos compartilhados com o mundo. Tem de tudo: peraltices infantis, depoimentos sobre solidão, outtings, infidelidade conjugal, preconceituosos assumindo culpa, brincadeiras sobre aparência, repúdio a crueldade contra animais.

"Nós falamos, mas ninguém nos ouve. Então compramos bichinhos de estimação"

_ Importa pouco saber se tudo o que é enviado é verdadeiro - até porque na arte não há um compromisso tão forte com a realidade. Nem tudo o que é enviado é sofisticado. Há cartões bastante simples, que conseguem envolver o usuário. O mais interessante nos postsecrets é que eles conseguem gerar algum tipo de empatia, seja pelo humor ou pelo sofrimento. Saber inglês é importante para o entendimento do texto dos cartões, mas não é imprescindível para que se admire as imagens e a forma como os cartões foram montados.

"Sou gay"

_ O projeto deu tão certo que já foram publicados livros a partir das postagens e até mesmo foram autorizadas versões em línguas diferentes do inglês, língua-mãe do projeto. Agora postsecrets podem ser lidos em espanhol, francês, alemão, mandarim e coreano.

2 comentários:

Fred Fagundes disse...

Gostei!
Falta a versão em português. Vamos fazer?
HAHAHA

q

Paula Amor disse...

Super interessante!
Também gostei =)