Por Verena Paranhos
_Um desconhecido e indefeso chinês, parado à frente de cinco tanques na Praça Tien Na Men, numa tentativa desesperada, flagrada pelo fotojornalismo. Esta e outras fotografias impactantes, de guerras, prisioneiros, tragédias e conflitos humanos que marcaram o fotojornalismo nas duas últimas décadas e foram premiadas pelo Festival Internacional Scoop de Jornalismo de Angers, estão expostas até 22 de novembro na galeria da Aliança Francesa.
_O Festival é muito visitado na França e, no mundo do jornalismo, é uma manifestação única, reconhecida internacionalmente. Exposta pela primeira vez em 2000, no Museu da Revolução em Pequim, essa notável exposição já rodou o mundo, passando por Angers, Nantes, Châteur Gontier, Santiago de Compostela, Porto, Osnabrück, Wigan, Paris, Haarlem e Buenos Aires.
_Hoje, os soteropolitanos têm acesso ao que milhares de visitantes no mundo já puderam ver: que o testemunho fotográfico de jornalistas é essencial para defender o direito à informação, além de ser capaz de transmitir sentimentos, através da dura realidade.
Serviço:
Onde? Galeria da Aliança Francesa
Quando? Até 22 de novembro
Horário de visitação? Segunda à sábado, de 8h30 às 21h; Domingo: de 14h às 21h
Entrada Franca
Desinformação e crise de confiança
Há 6 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário