segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Pela democratização da moda

Por Carol d'Avila

_No dia 4 de Novembro, Barack Obama venceu as eleições para presidente nos Estados Unidos. No Brasil e também na Bahia ele era o preferido na disputa. Caso as eleições ocorressem aqui em Salvador, Obama já estaria eleito por mais de 80% dos votos dos eleitores (segundo pesquisa feita pelo Jornal Metrópole). Obama já é para muitos, antes mesmo de assumir, a esperança para os problemas dos Estados Unidos e do mundo, devido ao multilateralismo do partido democrata e por sua pessoa já representar uma grande mudança no país, já que é o primeiro negro a se hospedar na Casa Branca como presidente.

_A "onda" Obama já é sentida no mundo todo, inclusive no Brasil. Nas áreas da política e economia é óbvio que de agora em diante já vá fazer alguma diferença, pois todos apostam na melhoria do novo presidente, apesar de que nessas áreas a mudança vem aos poucos.

_A novidade aqui é que se engana quem acha que Obama só modifica essas áreas tradicionais. Obama também é moda. Isso mesmo. Dos dias 5 a 8 de Novembro aconteceu no Rio de Janeiro, no Forte de Copacabana, o desfile de moda Rio Summer, e foi no último desfile do dia 6 de Novembro que Obama estreou nas passarelas por ninguém menos do que a modelo Alice Dellal. Vestida em uma larga camiseta meio caída com as mangas arregaçadas, lá estava a frase: "Obama Rocks", algo como Obama é o máximo.



_O desfile era da nova griffe 284. Para os que não se ligam muito em moda, a 284 é considerada a mais recente geração da tão falada Daslu, isso porque seus sócios são Luciana, Marcella e Dinho Tranchesi, todos filhos de Eliana Tranchesi, dona da Daslu. Creio que a marca Daslu já tenha passado pela sua cabeça pelo menos uma vez, mesmo se você não for ligado à moda. Daslu é aquela griffe sinônimo de luxo, ostentação, charme e sotisficação, aquela loja que ocupa 20000 metros quadrados em São Paulo, que possui heliponto, salão de festas e restaurante, e que vende praticamente todas as marcas mais chiques do planeta como Gucci, Channel, Prada, etc. Ok, ok, sabemos que a Daslu representa o máximo da elite brasileira. Lembramos também que a Daslu é aquela que loja onde a dona foi acusada e até presa temporariamente por sonegação de imposto e fraude, aquela também que cobra em 1 hora de estacionamento nada menos do que 34 reais, onde uma única peça infantil custa mais do que um salário mínimo, onde oferece uma saia Prada por nada mais do que 16.400,00, e a loja que sempre é parada nas passarelas pelas manifestantes que lutam contra o uso de pele de animais em roupas.

_Agora não me faltam dúvidas de que a Daslu (e a nova 284) tem tudo a ver com a mudança que Obama está provocando. Tenho certeza que ambos querem que o mundo seja um lugar mais igual para todos.

_Como diz Vitor Angelo em seu blog: "Quando uma imagem perde tanto o controle como o que está acontecendo com a de Obama, caindo até na mão dos diluidores, como diria Ezra Pound é sinal que já estamos no terreno da mistificação".

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse texto ficou fantástico. De fato Obama já virou um mito. Sua hiper-exposição, sua promessa de mudança, sua cor de pele e até seu nome exótico, tudo isso extrapolou os campos mais tradicionais da política e virou, pasmem, moda!

Excelente análise. Excelente percepção e sensibilidade.