sábado, 15 de novembro de 2008

Prova dos Nove

Unicamp lança livro com Redações do seu vestibular
Por Livia Montenegro


- A comissão de vestibular da Universidade de Campinas vai lançar nesta terça-feira (3) o livro “Redações Vestibular 2006”, uma coletânea com os 30 melhores textos feitos pelos concorrentes do último processo seletivo da instituição. Os textos foram selecionados pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp).
Segundo a Unicamp, o objetivo é que as redações sirvam como referência aos futuros candidatos que pretendam ingressar na universidade. A coletânea traz 10 dissertações, 10 narrações e 10 cartas. As redações tiveram como tema geral a 'Saúde Publica'.
No concurso da Unicamp, a redação vale metade da prova e o restante das questões são dissertativas.

- Segundo o pró-reitor de graduação, Edgar Dedeca, a exigência da redação nos vestibulares é uma questão de grande importância e as escolas de formação do ensino médio devem investir no exercício da escrita. "O exercício da redação com certeza traz um impacto positivo".
Para o coordenador executivo do vestibular da Unicamp, Leandro Tessler, a redação é a parte da prova que faz o estudante colocar os seus pensamentos no papel. "Queremos selecionar alunos capazes de pensar e formar opiniões.”

- Segredos e truques da boa redação: O estudante de filosofia Denis Evandro Zani, 22 anos, é o autor de uma das 30 redações editada pelo livreto. Segundo Denis, para ser bem sucedido numa redação é preciso treinar muito. O estudante conta que, primeiro ele resolve os exercícios das outras disciplinas e depois faz a redação.
"É preciso fazer uma boa leitura do enunciado, depois fazer o projeto do texto e começar a escrever". O estudante acha que para chegar ao bom resultado, é importante dominar a forma de escrever. Para se chegar a isso é necessário disciplina nos estudos e muita leitura para tratar da fluência do texto.
Paula Paschoal Garcia Duarte, 20 anos, diz que a principio faz uma leitura de toda a prova. "Muitas informações estão nos enunciados", avisa. "A prova é temática e o ano passado o assunto foi 'saúde'. Escolhi escrever uma carta e fiz um rascunho elaborando mais ou menos um projeto. Depois resolvi todas as questões e já tinha a redação na cabeça." Outra dica da estudante é ser bem objetivo.
Ricardo Amarante Tucinatti, 19 anos está cursando história e gosta de uma boa narrativa. No vestibular fez uma narração sobre obesidade que lhe rendeu 46 pontos. A redação de Ricardo foi mais uma das escolhidas para o livreto. "Deixei a redação por último, fiz um projeto e escrevi", diz.
Para ele, a leitura é fundamental. "Leio de tudo, desde o que é pedido no meu curso até romance e aventura", contou. Em sua opinião, um livro inspirador para boas redações em vestibulares é o 'Grande Sertão: Veredas', de Guimarães Rosa. "Mostra o Brasil a partir do sertão e faz um comentário do homem atual".

O livro, em formato de bolso, está à venda na Editora da Unicamp ou pelo site da universidade (www.editora.unicamp.br).

Nenhum comentário: