domingo, 7 de dezembro de 2008

Meio e Mensagem

De brincadeira com a publicidade
por Nelson Oliveira

_ O modo de fazer publicidade que temos há algum tempo nos acostumou com o fato de que os anúncios mais legais são aqueles que tem alguma piadinha no meio. Dessa forma, os publicitários tentam nos aproximar dos produtos que vendem através da cumplicidade do sorriso.

_ Mas e quando os próprios publicitários fazem piadas com o "fazer publicidade"? O Loser's Archive, criado a cerca de dois anos, é um blog que escolhe anúncios ruins e os critica de forma humorada. Para as duas publicitárias que mnatêm o blog e preferem não se identificar, as piadas são apenas um modo de "fazer uma crítica à má publicidade, sem 'difamar' ou prejudicar ninguém". O nome do blog é oriundo de um trocadilho com o Lürzers Archive, site que reúne os anúncios mais criativos do meio publicitário. Para mostrar que são boas de trocadilhos, a mais recente postagem do blog trouxe uma boa dose de infâmia.

"E qual foi a bandeira deste ano? 2000 e 8dobem?"

_ Seguindo outra linha, o Worth1000.com, especialziado em concursos de modificação de imagem pelo Photoshop, realizou há algum tempo, um concurso para criação de anúncios bem humorados. A idéia era reunir marcas famosas a pinturas consagradas. O resultado pode ser conferido aqui. Abaixo, uma mostra do que foi feito.

"Nokia. Conectando pessoas desde o início"

2 comentários:

Patrick Silva disse...

Nessa linha, tem o Desencanes que é muito bom e bastante caleijado. =]

http://www.desencannes.com/

Loser's Archive disse...

a diferença, patrick, é que no desencannes é tudo de mentirinha. Aqueles anúncios que o criativo morre de vontade de fazer mas não teria como pôr na rua.
No losers é o oposto. é a má idéia que ninguém teve o bom senso de barrar.