sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Passepartout

Chico Pinheiro no TCA
Por Paloma Ayres


Foto: Dani Gurgel

_O músico foi uma das atrações de ontem, dia 04/12, da oitava edição do Mercado Cultural, que começou no dia 03 e vai até o dia 07 de dezembro desse ano. A noite teve a abertura do quarteto venezuelano C4, às 20h30 e o show de Chico começou às 21h, acompanhado de sua banda, composta por Tiago Costa no piano, Marcelo Mariano no baixo, Edu Ribeiro na bateria e das cantoras Luciana Alves e Tatiana Parra.

_Chico Pinheiro, guitarrista, compositor e arranjador, tem 33 anos, nasceu em São Paulo e é um dos nomes mais expressivos da música brasileira contemporânea. Com formação na Berklee College of Music, em Boston, Pinheiro já lançou 3 CDs: “Meia Noite Meio Dia” (Sony, 2003) - com participações de Luciana Alves, Lenine, Ed Motta, Chico César (parceiro em composições) e Maria Rita; “Chico Pinheiro” (Biscoito Fino, 2005), aclamado por imprensa e público e considerado um dos melhores cds do ano pela Folha, Estadão e O Globo, com participações de João Bosco, Luciana Alves e Tati Parra e “Nova” (Buriti, 2007), realizado em parceria com o guitarrista e compositor americano Anthony Wilson, sendo lançado no Brasil e Estados Unidos. Sua música reúne elementos da MPB e do Jazz e divide parcerias com Aldir Blanc, Paulo César Pinheiro, José Miguel Wisnik e Guile Wisnik.

_Depois de uma turnê que passou por Los Angeles e Califórnia (EUA), Rio de Janeiro e São Paulo, a Bahia recebe Chico Pinheiro pela segunda vez, tendo se apresentado na Sala do Coro em setembro de 2005. O show, que durou em torno de 1h (poderia ter durado um pouco mais), incluiu, em seu repertório, músicas como “Popó”, “Se Depender de Mim” e “Essa canção”. Pela primeira vez no Mercado Cultural, Pinheiro se mostrou entusiasmado em participar do evento. “Eu acho o Mercado Cultural fantástico, sensacional, porque a gente precisa desse intercâmbio cultural para evoluir. Quando morre essa troca, morre a evolução, da música, de artes plásticas ou do que quer que você faça”.

_O músico acredita que eventos como o Mercado tornam possível o conhecimento do trabalho de outras pessoas de vários lugares e, sendo o evento na Bahia, tem um caráter especial pela efervescência musical. do Estado. "O Mercado Cultural trouxe músicos de fora, da América, isso ajuda a gente conhecer pessoas, como o grupo C4 e essa coisa do intercâmbio, aqui na Bahia, é ainda mais especial, porque é um lugar ultra musical. Para mim é uma honra”, afirmou o músico à equipe de reportagem, que presenteou Pinheiro com um exemplar da Revista Lupa (vide fotos), ao que ele elogiou: "Que linda a capa da revista, muito bem cuidada...". Para saber mais sobre Chico Pinheiro, acesse o Site Oficial ou seu Myspace.


Chico Pinheiro autografando um CD. Foto: Lusiane Palma.



Entrevistando o músico. Foto: Lusiane Palma.


Chico Pinheiro elogia a capa da Lupa. Foto: Lusiane Palma.

2 comentários:

Sonhos melodias disse...

Legal Paloma, parabéns! Gostei dessa revista, vou passar sempre.
Bjs

Anônimo disse...

q chique!