quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Prova dos Nove

4º Encontro de Design da UNEB
por Tarcízio Silva

_ Começou hoje, 24 de setembro, o 4º Encontro de Design da UNEB. O evento, o maior da área no estado, reuniu centenas de estudantes, pesquisadores e profissionais do design no anfiteatro da Universidade Estadual da Bahia, no bairro do Cabula.

_ O tema "Acerca do Design" que perpassa toda a programação foi enunciado na abertura, que também exibiu um vídeo comemorativo dos 25 anos da universidade. Para entender o papel do design no mundo, a programação contempla pesquisadores de diversas áreas para correlacionar o design com as ciências humanas.

Congressistas aguardam o início do evento

_ Com duas habilitações - Programação Visual e Projeto do Produto -, o curso de design da UNEB faz parte do departamento de Ciências Exatas e da Terra, ao contrário do habitual: Artes e/ou Comunicação. Por isso o estranhamento com o filósofo Luciano Costa Santos, o primeiro palestrante.

Luciano Costa Santos

_ A partir da leitura de uma apresentação de ninguém menos que Wittgenstein, Sampaio discutiu a importância da técnica para o ser humano e para o design, é claro. Em seguida, continuou na mesa-redonda "A dimensão antropológica do design", que também teve a participação de Luciano Santos e Daniel Soto.

_ O evento também conta com várias oficinas, como produção de estampa com técnica stêncil, cestaria em jornal, pinhole, brinquedos artesanais, edição de imagens, malabares e outros. A partir de amanhã um painel com mostras artísticas de design, fotografia e ilustração será mais uma das atrações.

Os oficineiros Isabelle e Marcus ensinam a técnica stêncil

_ Nos próximos dois dias de evento ainda serão abordadas a psicanálise, sustentabilidade, epistemologia, arte e mais filosofia. Todas as atividadades são pela manhã e as inscrições ainda podem ser feitas, desde que hajam vagas. Sem custo de inscrição, os organizadores pedem apenas um quilo de leite em pó para doação a uma entidade beneficente.

Paulo Vítor, estudante da UNEB, ilustra enquanto ouve a palestra

_ Acesse o site do evento

Nenhum comentário: