terça-feira, 21 de outubro de 2008

Meio e Mensagem

Marketing pós-moderno
por Frederico Fagundes

_Uma insólita forma de marketing tem aparecido através do Orkut. Com a difusão do site de relacionamentos entre os brasileiros, pessoas que adquirem visibilidade na mídia seja por casos de sequestro e assassinato, ou por frivolidades (relacionar-se com uma artista famosa é um exemplo) são alvo de uma exposição maior ainda através de seus perfis do Orkut.

_Daí a surgirem aberrações, como o uso do perfil de Lindermberg Alves (confira especial da Folha Online sobre o caso), acusado de sequestro e assassinato, para fins "marqueteiros", não é um passo muito surpreendente. Veja abaixo o que alguém que diz ser primo de Lindemberg fez no perfil do réu, aproveitando-se da curiosidade da população (clique para ampliar):


_Um exemplo mais trivial é o de Daniel Cady, atual namorado da cantora Ivete Sangalo, que, aproveitando-se do espantoso número de visitas em seu perfil, pediu que os navegantes votassem em um amigo seu, que tenta participar da nova edição do Big Brother Brasil. Clique para ampliar:


_O surgimento de chats nos perfis de pessoas (por qualquer motivo que seja) com quinze minutos de fama - seja a mãe da menina Isabella, assassinada em março deste ano, ou a bancária Katilce Miranda, que dançou e deu um beijo em Bono Vox durante um show do U2, no estádio do Morumbi, em São Paulo - é outro fenômeno comum. O que não aconteceu nesses dois casos, porém, é o uso do chat para divulgação de causas, algo que um suposto "Júnior Rizzo", nome empregado no perfil do Orkut, fez no início deste mês. Rizzo, mais conhecido como "o virgem" divulgou seu site na página e incentivou um chat de discussão de sua causa: até o fim de 2008, atingir a meta de cinco milhões de visitas para seu site (http://www.ajudeumvirgem.com/). Declarando ter 25 anos e nunca ter feito relações sexuais, "o virgem" tinha estabelecido um acordo com uma amiga: caso a meta fosse atingida, ela manteria relações com ele, caso não fosse, ele seria empregado dela por um mês. A iniciativa espalhou-se tanto pela internet que atingiu os meios de comunicação grandes, até que o dono do site parasse oficialmente - por motivos desconhecidos - com a empreitada e fechasse o chat apenas aos seus amigos do Orkut.

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei!
ótima postagem!