quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Juntar para Espalhar


Por Raíza Tourinho

_Foi dada a largada para mais um edição do mercado cultural. Iniciado em 2001, o mercado cultural está em 8ª edição e contará com diversas participações artísticas, tanto locais como Leitires Leite e Ronei Jorge e os ladrões de Bicicleta, como artistas internacionais, oriundos principalmente de países latino-americanos. O evento começou hoje e durará até o dia 07 de Dezembro, acontecendo em locais como o TCA e a Pça Pedro Arcanjo, no Pelourinho.
_ O mercado cultural funciona como um mercado no sentindo denotativo do mesmo, é um lugar onde as pessoas trocam coisas, no caso o nome é auto-explicativo, local onde se "troca" culturas. Com o tema "Juntar para Espalhar", o mercado apresenta diversas modalidades de artes que vão desde lançamentos de livros a mostras de música e exposições visuais. Quanto ao lema a própria home page do evento explica: é uma expressão que visa "definir o próprio Mercado, referindo-se à intenção de juntar (promover encontros, transmissão de conhecimentos e troca de experiências) e espalhar (construir intercâmbios, distribuir a produção, trabalhar em rede). Tudo isso sob a aura de um projeto que nasceu com a missão de sistematizar, promover e distribuir trabalhos autorais de qualidade, representativos da produção artística independente".
_O preço é o que mais agrada, os ingressos custam R$8 a inteira, salvo eventos de entrada franca. Tudo para se adaptar a tempos de crise global, como conta ao A Tarde o organizador Ruy Cesar, o mercado ainda está “com uma versão compacta, adequada à nossa realidade econômica atual. O mercado sempre tem uma mutação nesse sentido. Às vezes ele se expande mais pela cidade, outras vezes menos”.
_ A crise atrapalhou também na hora de prospecção de clientes, a Petrobrás, antiga parceira do projeto, até o momento não se pronunciou sobre o patrocínio. O que prejudicou, de certa forma, a expansão do projeto "
Muitos trabalhos de excelente qualidade ficaram de fora em função do elevado número de boas propostas e da impossibilidade de abarcar mais artistas este ano, em razão das dificuldades com o patrocínio", conta a home page.
_ Bem, agora você já tem um ótimo motivo para abandonar seu sofá neste final de semana.

Baixe a progamação completa do evento.

Nenhum comentário: