domingo, 7 de dezembro de 2008

O __MAIOR__ panorama de filmes da Bahia

Meio e mensagem/passepartout
por julien karl

Dia dez, na sala Walter da Silveira, dentro da programação das quartas baianas, acontecerá o lançamento do site: http://www.filmografiabaiana.com.br/. O site pretende ser um catálogo de todos os filmes já desenvolvidos em nossa terra sem importar o gênero, formato ou caráter comercial. Os próprios idealizadores definem o projeto como o maior panorama de filmes baianos que já existiu. Antigamente as tentativas de mapeamento dos filmes feitos no estado eram esparsas e limitas a um recorte temporal ou programático. Desta vez, o levantamento, está sendo realizado pelo DIMAS (Departamento de Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado da Bahia) e objetiva apresentar uma visão geral sobre a filmografia baiana . Para isso, concentrou-se em coletar informações básicas sobre a maior quantidade possível de filmes produzidos no estado.
.
A iniciativa é simplesmente indispensável para um estado do porte do nosso e importantíssima para os estudantes e pesquisadores interessados na área. Em um primeiro momento, neste ano de 2008, foi realizada a catalogação de informações fundamentais de todos os filmes possíveis realizados na Bahia. Na segunda fase do projeto, a ser realizada em 2009, os créditos completos dos filmes serão apresentados junto com fotos, cartazes, críticas e artigos de jornais.


Alguns filmes já têm uma série de dados disponíveis no site como o desenho animado Boi Aruá de 1984 dirigido por Chico Liberato e montado por Tuna Espinheira. “Superoutro”de 1989 narra a história de um louco de rua que enfrenta a realidade das ruas fantasiando ser um super-herói e é interessante de ser conhecido ainda que somente através da sinopse. Por falar nisso, é preciso não somente catalogar e também propiciar uma maneira de exibir para o grande público essa produção. Afinal, os filmes são feitos para serem vistos (há milhares arquivados, outros tantos mofando e grande parte dos exibidos fica curto tempo em cartaz).


2 comentários:

Amanda disse...

Com certeza, os filmes baianos precisam estar à mão do público, senão não tem sentido. Mas SuperOutro vai sair em DVD, soube recentemente pelo próprio Edgar Navarro, deve ser lançado em Salvador, em setembro.

alex disse...

nice